sexta-feira, 25 de março de 2011



Cultura é todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.




Podemos dividir a cultura em três grandes Blocos:

<><> Cultura erudita
 <>  Cultura popular
 <><> Cultura em massa

Cultura Erudita

Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte 
de uma elite social, econômica, política e cultural e seu 
conhecimento é proveniente do pensamento científico, 
dos livros, das pesquisasuniversitárias ou do estudo em 
geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada 
adquirida sobretudo pela leitura). A arte erudita e de 
vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte,
 propostas  revolucionárias ou grandes exposições,
público e divulgação.



Cultura Popular

A cultura popular aparece associada ao povo, às classes excluídas socialmente, diz respeito ao conhecimento vulgar ou espontâneo, ao senso comum.

Nesse sentido, o mais importante na arte popular não é o objeto produzido, e sim o próprio artista, o homem do povo. Por isso também a arte popular é sempre contemporânea a seu tempo. É bem diferente de outras formas de arte popular hoje, como o rap, o hip hop e o grafitti, que acontecem nas periferias dos grandes centros urbanos como São Paulo. O rap e o hip hop aparecem associados quase especificamente à população negra, excluída socialmente.

A cultura popular é conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição mas incorpora novos elementos culturais, como a transformação de algumas festas tradicionais em espetáculos para turistas (como o carnaval).






Cultura de Massas

A existência da Indústria Cultural, a cultura de massas, não está vinculada a nenhum grupo específico e é transmitida de maneira industrializada para um público generalizado.

Hoje, a maioria da população vive aglomerada nos centros urbanos, assim, os setores sociais excluídos se aproximam geograficamente dos setores privilegiados, são as diferentes classes sociais vivendo relativamente no mesmo espaço.

A Indústria Cultural vende uma ideologia, vende visões do mundo, vende idéias, desejos. Feita para uma massa de pessoas, veiculados pelos meios de comunicação de massas, aí surge a cultura de massas (o produto da Indústria Cultural).

Porém isso não significa uma democratização da obra de arte, nem contribui para a conscientização das massas. Isso não acontece com a reprodução das obras de arte e nem com outro fenômeno que aproxima as massas da obra de arte: as mega exposições.



Conclusão:

A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.

A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem através da sua racionalidade, mais precisamente a inteligência, consegue executar, dessa forma todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

Os elementos culturais são artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).

A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se dessa forma de outros seres como os vegetais e animais.

Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de se permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.